Sobre o Estimula Baby

O desenvolvimento motor é caracterizado pelo processo de mudanças do movimento e é resultante da interação entre indivíduo, tarefa e ambiente. O ambiente fornece restrições ao movimento, ou seja, elementos que dão forma, restringem e canalizam o movimento de um modo particular. 

É um processo contínuo de aquisição e aprimoramento dos movimentos necessários para a execução de diferentes tarefas. Essas aquisições motoras, assim como o controle motor, seguem uma direção céfalo caudal e próximo-distal. No entanto, as aquisições e o seu controle não são lineares, apesar de se apresentarem em uma sequência que se relaciona com a idade e com a maturação do sistema nervoso (SN). 

Logo no primeiro ano de vida da criança, existe uma intensa atividade do sistema nervoso central (SNC) e seguindo o processo do desenvolvimento motor típico, a criança deve ser capaz de realizar padrões de movimentos controlados no tronco, membros superiores e inferiores, necessários para o desempenho das habilidades funcionais que são aquelas que vão permitir a execução de tarefas específicas. O alinhamento biomecânico e a ativação muscular nos primeiros meses de vida são componentes essenciais para a transição dos movimentos espontâneos e aleatórios para a aquisição das funcionalidades do rolar, sentar e andar independente.

Os neurônios de um recém nascido estão prontos para serem desenvolvidos através dos estímulos sensoriais. Por isso, os primeiros anos de vida, devido à plasticidade neuronal intensa (capacidade de reorganizar as funções do sistema nervoso) são tão determinantes para a assimilação de informações. Essa ativação neural ocorre pelos vários estímulos sensoriais que o lactente recebe através da visão, audição, tato, olfato e paladar. A estimulação sensório-motora é essencial para a criança desenvolver e aprimorar sua motricidade fina, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal. Este trabalho promove autorregulação, melhora a capacidade de aprendizagem e desenvolvimento psicomotor. 

Pais, responsáveis e cuidadores nem sempre são orientados à realização dos manejos necessários para estimulação adequada de seus bebês, tenham eles nascidos a termo ou a pré termo, o que geralmente pode gerar dúvidas a respeito do que fazer e de que forma estimular a criança, bem como diversas outras questões relacionadas ao seu desenvolvimento.

Com o estudo “Uso de Aplicativos” realizada pela área de gestão de pesquisa e conhecimento da Globo, onde a análise sobre a utilização de apps partiu de uma base de entrevistados com 97% de posse de smartphones foi possível obter respostas de 2.000 questionários aplicados entre 22 de fevereiro e 1º de março de 2021, com internautas de 16 anos ou mais, de todo o país das classes A, B e C, com uma margem de erro de 2 pp. e um nível de confiança de 95%. O Brasil se destaca quanto ao uso de internet móvel, sendo considerado globalmente o segundo país que mais passa tempo na internet por aparelhos móveis, atrás apenas das Filipinas, de acordo com o relatório Digital 2021 da We Are Social, com uma média diária de 5 horas e 17 minutos.

Por isso, a pesquisa do mestrado teve como objetivo a criação de um protótipo de um aplicativo móvel para celulares com intuito de desenvolver estratégia de orientação a pais e/ou responsáveis, demonstrando os manejos adequados a serem realizados para estimulação sensório-motora do bebê sem afecções neurológicas, desde o seu nascimento até o primeiro ano de vida, visando direcionar o desenvolvimento neuropsicomotor, promovendo aquisições motoras, visuais, fonéticas e auditivas.