Cecília Santos
Fisioterapeuta Pediátrica
Nasci no interior de São Paulo, em São José dos Campos, sempre fascinada com a movimentação do corpo e seus limites físicos. Sou a primeira de minha família a cursar algo na área da saúde e escolhi ser fisioterapeuta movida pela curiosidade em conhecer a expansibilidade corporal e pelo fascínio em contemplar a superação dos que são próximos a mim.
Ingressei na Universidade no Vale do Paraíba em São José dos Campos aos 18 anos e finalizei com 23 anos, e costumo dizer que a área da pediatria me escolheu antes mesmo que eu pudesse vislumbrar outros planos. Desde o primeiro ano da faculdade sempre estive vinculada aos estudos da Universidade voltada para a população infantil, por essa razão optei por prestar a prova de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente, a qual iniciei na Universidade Federal de São Paulo, em São Paulo em 2017.
Atualmente atuo como fisioterapeuta intensivista em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e realizo atendimentos domiciliares tratando alterações motoras e respiratórias de crianças e bebês. E faz parte do meu trabalho o estímulo do desenvolvimento neuropsicomotor típico das crianças as quais atendo, bem como orientar pais e responsáveis a respeito das manipulações a serem realizadas em casa após a alta da criança, e observo a dificuldade que os familiares possuem com relação aos estímulos a serem realizados, e quais aquisições motoras a criança deve atingir ao longo do seu crescimento.
Junto a essa percepção e o engajamento em mídias sociais, é possível perceber a evolução do uso de tecnologias e plataformas on-line para obtenção de orientações e recomendações dentro da área da saúde. Como fisioterapeuta especialista em saúde da criança e do adolescente, trabalhar com a criança no auge do seu desenvolvimento neuropsicomotor me fez perceber a importância de guiar pais e responsáveis a adotarem boas práticas de estimulações com as mesmas. Desta forma nasceu a ideia de um aplicativo móvel que promovesse essas práticas.